DISPARATE (Amor Danado)

amor9 LEONID AFREMOV 1955  THE IMPRESSIONIST LOVERSDISPARATE

(Amor Danado)

 

Se for pedir demais, Deus . . . me perdoe!

Mas, quero um grande amor desassombrado!

Assaz libidinoso e doido e ousado!

Que me oriente enquanto me atordoe. . .

 

 

Que ame amar demais e amaldiçoe

o ódio, o tédio, o medo , os versos xoxos. . .

Que adore dar prazer . . . e sempre doe

abraços apertados, risos frouxos. . .

 

 

Que nunca fique ausente do meu lado. . .

Delire a ler . . . a ouvir David Bowie

e vá comigo aonde quer que eu voe

(e soe bem . . . até desafinado)!

 

 

Que seja eterno enquanto dure o fado. . .

E enquanto o infinito for infindo

E enquanto houver amor no mundo irado. . .

Agora . . . e nos futuros que estão vindo. . .

 

 

Eu quero um grande amor exagerado. . .

Que gere inquietude e me arrebate

Que enxergue uma virtude em meu pecado

e que amiúde, coma chocolate. . .

 

 

Que me condene a sempre ser amado

(até depois que a vida enfim nos mate)

Quero um amor assim . . . ‘Amor danado’!

Perdão Senhor . . . se for um disparate.

 

PAULO MIRANDA BARRETO

ARTE: LEONID AFREMOV

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VENDO DEUS

 

vendo8

VENDO DEUS

 

Anjo . . . eu só quero alegria

Sem caroço em nosso angu

Sem ais na nossa folia

Só tu e eu, eu e tu!

 

 

Vamos embora, Luzia

de volta pro Aracaju

pra longe dessa agonia

de mala e cuia e baú. . .

 

 

Fazer amor e poesia

sob o Sol e o céu azul!

Sem pressa . . . nem correria

(que apressado come cru)!

 

 

Bora lá, comer umbu!

Ai! Caju e melancia!

Carne seca e caruru. . .

com Pitú! ‘Vixe Maria’!

 

 

Misturar maracatu

com forró, xaxado & cia

até morrer . . . de alegria!

Tu mais eu e eu mais tu!

 

 

Viver de amor e poesia!

Luzia . . . Longe do sul!

Felizes (para sempre). . . Noite e dia!

Juntinhos . . . vendo Deus a olho nu!

 

PAULO MIRANDA BARRETO

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DERRADEIRO ‘AU REVOIR’

anjos

 

DERRADEIRO ‘AU REVOIR’

 

No dia em que os anjos caírem em si

(algum tempo antes de Jesus voltar)

haverei de estar com Salvador Dali

a ler Baudelaire nos jardins de Alá. . .

 

 

Não há inferno aqui nem acolá!

E ‘fogo eterno’ é o meu (anote aí)!

No Além sei muito bem que mal não há       

Eu lá só vou colher o que escolhi. . .

 

 

Do amor que dei, dos versos que escrevi

da paz que semeei, farei um chá

e brindarei á tudo que vivi

junto dos meus (e Deus nos louvará)

 

 

De quem ficar não sei o que será. . .

Talvez o mundo acabe em frenesi. . .

Quem sabe continue como está. . .

Ou mude pra melhor (como eu previ)!

 

 

Só sei que nada sei . . . mas, e daí?

Se um dia saberei . . . quem saberá?

Quem sabe eu já sabia e me esqueci. . .

(Acho que eu sempre soube) . . . E quem dirá

 

 

se era verdade tudo o que menti 

ou se era mentira o que fingi jurar

ou se o que eu não jurei e nem fingi

alguém jurou, fingiu no meu lugar?

 

 

Os erros (que jamais admiti)

já corrigi . . . não tenho o que pagar

E os dons que nunca pude revelar

em ‘finas poesias’ diluí. . .

 

Eu vim, vi e venci . . . Daqui pra lá

me vou sem blá blá blá nem mimimi. . .

Só deixarei saudade . . . c’est la vie!

E os meus poemas, quem viver ,lerá!

 

PAULO MIRANDA BARRETO

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.