A ESFINGE

SAMPA9             

A ESFINGE

 

A minha insana cidade

convulsa , insone e sonora

pulsa e fere com sirenes

a paz que jamais vigora. . .

 

 

Soando alarmes perenes

ela excita, acende e arvora

os cios da necessidade

da rapidez, da demora

                                                        

 

Grita da boca pra fora

toda a verdade sincera

que escancara e que encarcera

coisas que o sábio ignora

 

 

Vê tudo e não vê a hora

de dissolver a quimera

que brota ao redor da espera

de quem deseja ir embora

 

 

Faz preces ás pressas

murmurando estrondos

abrindo semáforos, contorcendo esquinas

repletas de amores,

crimes hediondos

sonhos gigantescos e almas pequeninas

 

 

Começou do nada . . . e nunca mais termina

Segue iluminada pela treva afora. . .

(Sei que é dentro dela que o perigo mora

feito aranha cega a tecer minha sina)

 

 

Suando garoa, fumando neblina

e bebendo lágrimas ela comemora

séculos de glória que o tempo decora

com louros de ouro e com céus de platina

 

 

Cidade sonora, imensidão ferina. . .

nem Deus imagina quão esmagadora

é a mão pesada da sua rotina

que atordoa o Sol e a lua sonhadora

 

 

 

A minha insone cidade

vela a inocência que dorme

debaixo dos viadutos, das estrelas, das marquises

enquanto esconde riquezas

no seu coração disforme

vendendo falsas promessas . . . e alegrias infelizes

 

 

Enquanto os passos tropeçam no frio compasso das horas

ela cava um precipício entre quem pode e quem não. . .

Ri-se com dentes de ouro enquanto mastiga auroras

para cuspi-las na cara dos filhos da solidão

 

 

A minha insana cidade

sem piedade me apavora

(e ao mesmo tempo fascina)

Ela é menina e senhora. . .

 

 

Assassina e salvadora. . .

Pusilânime heroína

que me assombra . . . me ilumina

me decifra . . . e me devora!

 

PAULO MIRANDA BARRETO

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

 

 

 

 

 

 

                                                        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

