O GRITO

premium-8O GRITO

 

Nada

nada mais me assusta

A minha exclamação surge entre aspas

despretensiosa

nua de surpresas. . .

(Talvez, por isso, seja perigosa)

 

 

Devo desculpar-me por delicadezas?

Engolir espinhos e cuspir na rosa?

‘O poeta é um monstro á esculpir belezas’?

Mais pose que poesia . . . e muita prosa!

 

 

Esse meu poema escrito em linhas tortas

jamais encherá de oásis os desertos. . .

Você conta estrelas, eu, crianças mortas

Já perdi o jogo . . . O mundo é dos espertos

 

 

Não há sinais no céu então, invento

Não minto como os ‘donos da verdade’

Sou fingidor sincero, cem por cento

Meu todo nunca está pela metade

 

 

Á ler suavidades na aspereza

eu adivinho o Sol durante o eclipse. . .

e os ‘gênios’ que compõem a ‘Realeza’

metidos á bestas do apocalipse

 

 

são meros bonifrates sem astúcia

vomitando pérolas de papel e acrílico

para impressionar uns porcos de pelúcia

ou para encher os olhos de algum crítico

 

 

Nada, nada mais me assusta

o ‘belo’, o ‘forte’, o ‘impávido’, o ‘colosso’. . .

Não tenho preço . . . e sei o quanto custa

se transformar num deus de carne e osso

 

 

Não quero nada mais e tudo posso. . .

Eu não descanso em paz . . . Eu não me canso!

E faço o Satanás rezar Pai-Nosso

mas ah . . . conforme a música eu não danço!

 

Tampouco anseio a altura dos altares

ou o dourado ouro que os adorna. . .

Assim, de pés no chão, voo pelos ares

sentindo o céu em brasa e a brisa morna

 

 

Eu faço da poesia um idioma

e dessas rimas fáceis meu caminho. . .

Ele me leva longe da redoma

do abismo fundo e do redemoinho

 

 

Eu sou um passarinho e estou na mão

de Deus . . .( Estou melhor que dois voando)

Não sou sozinho . . . nem na solidão

que sou um só . . . Mas valho por um bando!

 

PAULO MIRANDA BARRETO

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

