QUANDO TUDO FOR SILÊNCIO

ui7QUANDO TUDO FOR SILÊNCIO

 

Desde pequeninho eu adivinho nuvens

entretenho Astros e distraio estrelas . . .

Decifrando o nada, leio mãos, vertigens

chuvas de fuligem, tardes amarelas. . .

 

 

A tecer poemas calejei meus olhos

enruguei meus sonhos

esgarcei meus céus       

 

E essas poesias . . . Deus! O que fiz delas?

Veleiros sem velas

feitos de papel

 

 

Abrindo feridas na boca da noite

segui murmurando versos que inventei  

sem rumo, sem norte, sem rosa dos ventos

sem dia de sorte, sem saber se sei. . .

 

 

Quem sabe um abismo no fim do horizonte

no fim do arco-íris, no fim da ilusão

um dia me encontre, me engula, me conte

me arraste ou me aponte noutra direção. . .

 

 

Por enquanto avanço, danço com fantasmas

falsas almas pasmas . . .  simulando espanto

Sigo, por enquanto, cavalgando lesmas

Sim! Cavalgo lesmas . . . lesmas . . .  e, no entanto

 

 

sinto que no rastro vasto que elas deixam

um ágil labirinto se desenha. . .

(Talvez seja por ele que Deus venha

buscar-me quando tudo for silêncio)

 

 

Por ora, sigo atento aos meus murmúrios

barulhos, invenções de meus ruídos

poéticos, patéticos, espúrios

escritos sobre a areia . . . e nunca lidos

 

                                                                               

E enquanto o Sol resvale em minha língua

e a lua á mingua espelhe-se em meus olhos

e a poesia em mim não seja exígua

e eu não maldiga a burla dos imbróglios

 

 

serei poeta anão no mundo enorme

dublando as madrugadas mais aflitas

escravo das palavras lidas, ditas

escritas á carvão num chão disforme. . .

 

 

Sigo desperto enquanto tudo dorme

colecionando sonhos e desditas

á espera de que um verso me transforme

em luz dentro das trevas infinitas!

 

PAULO MIRANDA BARRETO

 

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                               

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

