REZA DO REVÉS

DE NOVO

REZA DO REVÉS

 

Toda vez a mesma história

Esse eterno “Era uma vez”. . .

Jogo duro sem vitória

Falta grana, sobra mês

 

 

Todo mês a mesma história:

‘Calma lá! Conte até dez’!

E a minha renda irrisória

zera à mercê do revés

 

 

Tanta luta . . . E cadê glória?

Nada de lugar no pódio

Sempre, sempre a mesma história

De novo . . . o velho episódio

 

 

E aquele ditado antigo

diz que o trabalho enobrece!

Eu trabalho e pobre sigo

(só meu patrão enriquece)

 

 

Quem vem de baixo não sobe. . .

(e o meu Deus do céu não desce)!

‘Calma, filho! Não se afobe’!

‘Nada é o que parece’!

 

 

Parece que eu nado e nado

tão só pra morrer na praia. . .

Não sobra nem um trocado!

Quero aplauso e tomo vaia!

 

 

Saio de casa bem cedo

antes do Sol levantar

sem ter preguiça nem medo

todo dia, sem falhar

 

 

Na data do pagamento

pago a água, o gás, a luz

compro o feijão pro sustento

e o que me sobra é a cruz

 

 

que nas costas, vou levando

nesse infinito calvário

em que me perco ganhando

um ordenado ordinário

 

 

Toda vez, a mesma história. . .

Infinito “Era uma vez”. . .

Jogo duro, sem vitória. . .

Falta grana, sobra mês!

 

PAULO MIRANDA BARRETO

ARTE: “Zé do Povo” de Rafael Bordalo Pinheiro

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 pensamentos sobre “REZA DO REVÉS

Deixe um comentário

