MODISMO/COMODISMO

119

MODISMO /COMODISMO

   (Os vãos vencendo)

 

I

Meu país está lotado

de célebres esquecidos

(Também de descerebrados

consagrados e aplaudidos)

 

 

Há estúpidos laureados

Mentecaptos queridos

E Gênios ignorados. . .

E Vultos despercebidos

 

 

Senhor Deus, por que diabo

trocam sábios por sabidos?

Cúmulo do menoscabo!

‘Mate o herói! Salve o bandido’!

 

‘Perdedores premiados’

e vencedores falidos. . .

Os certos estão errados!

E há quem compre os mais vendidos!!!!

 

 

Mudem-se os incomodados!

O comodismo venceu!

Modismos famigerados

dão á luz o eterno breu!

 

 

Falsários falsificados

são campeões de audiência!!!

Vejam só! Os derrotados

venceram pela insistência!!!

 

 

Santo deus, Jesus amado

dai-me a santa paciência

e livrai-me do pecado

de louvar a incongruência. . .

 

 

Que há quem escreva e não leia

e há quem leia e não entenda. . .

que a vida é bela. . . e está feia

(há quem compre e quem se venda)!

 

 

Senhor, que eu nunca dependa

da gente demente e alheia

que vendada não desvenda

o incêndio que a incendeia

 

 

Que de ter sangue na veia

Deus, eu nunca me arrependa. . .

nem me renda á quem me odeia

(ainda que eu vire lenda)

 

 

II

Olhos bem abertos

perto do pecado!

Onde errados

são os certos

é preciso ter cuidado!

 

 

Falta espaço no deserto

para os bem-aventurados

Nesse mundo dos espertos

os sábios são os culpados

 

Culpados são os despertos

que espetam alienados!

 

Uns

tantos

santos

jazem encobertos. . .

 

enquanto

os vãos

vão sendo

ovacionados!!!

 

PAULO MIRANDA BARRETO

 

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

